mai
28
2013

Evolução e Equilíbrio Espiritual

Nós buscamos através da espiritualidade a nossa evolução e sempre nos disseram que só evolui quem consegue evoluir espiritualmente. O que é evoluir espiritualmente? Muitos dirão que é:

. Vestir a roupa branca e fazer parte de um terreiro, templo, centro, casa etc;

. Desenvolver sua mediunidade e conhecer “seus” guias espirituais;

. Fazer a coroa ou “Ori”;

. Realizar todos amacis e oferendas dos Orixás;

. Firmar ou assentar a sua esquerda: Exu, Pomba Gira e Exu Mirim;

. Realizar todos os cursos que puder;

. Ser Mago de todos os graus;

. Ser um médium desenvolvido;

. Cumprir com suas responsabilidades mediúnicas, etc;

Evolução:

Deslocamento progressivo. Processo de transformação em que certas características ou atitudes tornam-se aos poucos mais complexas; desenvolvimento.

Evoluir:

Passar gradualmente de um estado a outro por uma série de transformações.

Evoluído:

Que atingiu elevado grau de desenvolvimento, de cultura. Apto a aceitar novas idéias, novos padrões de comportamento; adiantado; avançado.

Espírito:

A parte imaterial do ser humano; alma. Inteligência, pensamento, idéia.

Espiritualidade:

Qualidade ou caráter espiritual. O progresso metódico dos valores espirituais.

(Texto extraído do dicionário Aurélio).

A evolução física e humana só se dá quando estamos em sintonia e equilíbrio entre o corpo físico x corpo espiritual; isto significa que se estivermos passando por problemas tais como:

– Estamos com dores nos dentes, pois estamos com cárie ou canal, ou uma gengivite ou uma infecção bucal.

– Estamos com dores nas costas por má postura, falta de exercícios físicos ou desgaste ou cansaço físico.

– Estamos hiper-tensos; pressão alta.

– Estamos com estafa mental, ou falta de sono provocando insônia, ou excesso de sono.

– Nós não estamos nos alimentando bem com sucos, frutas, legumes, grãos, proteínas etc…

– Nos não estamos conseguindo nos organizar, em termos de tempo/hora, fazemos tudo correndo e não temos disciplina com horários.

– Nós não sabemos respeitar nossos limites humanos.

– Nós não realizamos nada mais que gostamos de fazer, não temos tempo de descansar, passear, descontrair, rir, brincar, etc…

Não temos mais tempo para nós, pois desenvolvemos vários papeis por dia como:

– Pai, mãe, filho(a), funcionário, patrão, irmão(a), cunhado(a), comerciante, vendedor.

– Nós não temos condições monetárias, ou desempregado,  ou não conseguimos sanar nossas dívidas, etc…

Tudo isso aqui escrito poderia ter páginas e mais paginas e não esgotaríamos todo o assunto. Todos estes “problemas” humanos têm uma influência direta em nossa psique, ao qual acaba refletindo no nosso corpo espiritual e conseqüentemente influência de forma paralisante a nossa mediunidade. Não tem como você atuar mediunicamente se esses problemas humanos interferem no seu emocional te desequilibrando, então o seu campo ou centro de energias sofre um desgaste muito  elevado gerando assim interferência no seu lado espiritual. Em alguns casos chega até a interferir no processo de incorporação.

Como evoluir espiritualmente se estou recalcado, cheio de mágoas, decepções, expectativas, angustias, ansiedades, invejas, intrigas, fofocas etc… Será que é só freqüentando um terreiro e vestindo “a roupa branca” como uma máscara para ocultar ou acomodar-se na sua evolução humana, física e mental, querer disfarçar atrás de “pano de cabeça” seus tormentos, medos, falhas e pecados.

Afrontar a Lei Maior e a Justiça Divina é você jurar compromisso com a Divindade e não fazer nada para merecer o seu amparo, nem uma mudança, por mínima que possa parecer.

Mudar é todo dia. Esquecer o passado também é todo dia. Recomeçar é um presente. Um presente que o nosso Divino Criador nos dá todos os dias como chances inigualáveis de oportunidade de renascimento diário. Ter uma evolução espiritual é reflexo de seu interior.

Dispa-se desses disfarces para que sua verdadeira evolução realmente aconteça. Seja então real e verdadeiro consigo e saiba que não vamos conseguir mudar, alterar ou transformar o externo se nosso interno está em desarmonia.

A saúde e a evolução do homem só se dá de fato se ele assumir que ambas caminham  de mãos dadas. Corpo x mente x espírito.

Pense nisso.

Que Pai Oxalá te ilumine.

√ POR MÔNICA BEREZUTCHI

Related Posts

Sobre o autor: Umbanda No Peito

Umbanda No Peito - Somos uma loja virtual de moda e acessórios 100% umbandistas (www.umbandanopeito.com.br) e surgimos com a intenção em disseminar a religião de Umbanda através de nossos produtos, textos, vídeos. A Umbanda nos faz bem, gostamos de ser e estar na Umbanda porque ela nos completa. Estampar e falar sobre a Umbanda é, ao mesmo tempo, agradecer todas as coisas boas da vida. Saravá Umbanda, Axé !

1 Comentário+ Adicionar Comentário

  • Belo texto! É isso mesmo: evolução é integral, assim como a vida espiritual. Temos que trabalhar a cada instante, para melhorar cada detalhe que não nos deixa dar o nosso pequeno passo.

    Muito axé!

    Abs

Deixe um comentário

error: Obrigado pela visita :)