jan
31
2014

Obrigações de Umbanda: O que são? Para Quê Servem?

O que é uma obrigação? Obrigação é todo o ato litúrgico, ritualístico ou oferenda, que o Filho de Fé, “se obriga” a realizar com relação a determinado Orixá ou Guia Espiritual, visando conseguir determinado objetivo. É, por conseguinte, uma ato de “Magia”, ou seja, o rito e oferenda deverão resultar em algum benefício para o ofertante.

Podemos dividir as Obrigações em três formas distintas: Obrigação devida por alguém que, tendo procurado auxílio espiritual junto à determinada entidade, é informado por esta de quais os atos litúrgicos ou oferendas que devem ser realizadas para alcançar a graça pretendida (é prática usual na Umbanda);

Obrigação ou Oferenda que realizamos em conseqüência de algum trabalho maligno que tenha sido a nós destinado e que, segundo a entidade promotora do trabalho, ou outra invocada para desmanchar o mesmo, concordamos em realizar para neutralizar o trabalho anterior;

Obrigação aos Orixás, ou seja, o conjunto de práticas religiosas constituídas de abstinências, recolhimentos e oferendas que tenhamos elaborado cuidadosamente (sempre há algo nestas oferendas que só tem valor se preparado por vossas próprias mãos), que se destinam à preparação sacerdotal do médium desenvolvido ou um melhor relacionamento entre o médium sem pretensão ao sacerdócio, e seus principais Orixás (de frente e o juntó).

 Nota: Chamam-se também de obrigações, embora impropriamente, oferendas e ritos que destinamos às entidades sem outro objetivo que não seja o de sermos agradáveis às mesmas.

 

 √ POR RONALDO LINARES

Related Posts

Sobre o autor: Umbanda No Peito

Umbanda No Peito - Somos uma loja virtual de moda e acessórios 100% umbandistas (www.umbandanopeito.com.br) e surgimos com a intenção em disseminar a religião de Umbanda através de nossos produtos, textos, vídeos. A Umbanda nos faz bem, gostamos de ser e estar na Umbanda porque ela nos completa. Estampar e falar sobre a Umbanda é, ao mesmo tempo, agradecer todas as coisas boas da vida. Saravá Umbanda, Axé !

Deixe um comentário

error: Obrigado pela visita :)